- Área: 800 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Fran Parente
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o clube The Year se apropria de um antigo galpão na região da Vila Nova Leopoldina, zona industrial de São Paulo que passa por um processo de transformação urbana, com diversas produtoras de cinema e indústria criativa.
O clube tem um clima futurista e aconchegante, com jardins verdes, uso de materiais quentes e bem brasileiros como madeira e fulge. Sua arquitetura possui recursos que flexibilizam o espaço, podendo receber desde grandes festas até baladas mais intimistas, de dia e de noite, além de bandas, performances, lives de música eletrônica e after hours.
A partir de um processo de design paramétrico, criou-se um padrão geométrico orgânico inspirado por células da natureza, que foi cortado à lazer em chapas de madeira, um recurso visual que aparecem em diferentes lugares e traz forte identidade ao clube.
O clube possui 2 pistas de dança com área para show, 3 bares, área Vip, camarotes, camarim, banheiros, cozinha, administrativo e caixas para controle de entrada e saída.
A pista interna é uma grande gaiola interativa de LED, onde o dj, através do uso de um sensor, pode controlar os efeitos de luz com os movimentos do seu próprio corpo. No alto da pista outro sensor detecta o calor e movimento das pessoas e transforma essas informações em efeitos especiais de iluminação. Uma pista de dança que reage aos estímulos dos convidados, como uma extensão dos seus próprios corpos.
A área do DJ pode se transformar num grande palco para shows. Seis camarotes móveis deslizam sobre rodízio, permitindo o rearranjo da pista conforme as necessidades da noite e do clima da balada. Dois grandes bares se encontram dentro dessa área, além de uma escada que dá acesso ao piso superior, composto por uma área vip e um camarim.
A pista externa possui um teto retrátil e possui um jeito de quintal, com áreas verdes e jardins, ideal para pequenos shows, sunset parties e drinks. Um grande bar se encontra nesse espaço.